27.11.08

Pinhole "Live View"

O sistema "Live View" na fotografia digital é uma herança do vídeo. Trata-se da possibilidade de vermos o assunto a fotografar num ecrã LCD, em tempo real, antes de efectuarmos a imagem fotográfica. Se o "Live View" é uma característica nativa nas câmaras fotográficas compactas e "Bridge", a sua chegada às câmaras reflex digitais (DSLR) é uma novidade de 2007 e em vias de democratização.
Na Fotografia Pinhole também existe a possibilidade "Live View", embora em moldes analógicos e artesanais, naturalmente.
O sistema "Live View" estenopeico é uma herança das cameras obscuras de desenho do século XVIII, em que os artistas podiam desenhar com rigor fotográfico imagens captadas através da câmara escura e projectadas num ecrã opalino.


- Vista frontal de uma câmara pinhole, cujo elemento metálico apresenta dois furos: um maior concebido para o sistema "Live View", e outro mais pequeno optimizado para a realização de fotografias.


- Detalhe da chapa frontal com os dois estenopos, em que o diâmetro do furo maior é sensivelmente o dobro do diâmetro do furo menor.


- Vista traseira da câmara pinhole "Live View", onde se pode ver a moldura de cartão contendo o ecrã de projecção opalino e uma flanela preta que, colocada à volta da cabeça quando se espreita, serve para escurecer o ambiente dentro da caixa em modo "Live View". Este ecrã é feito de papel vegetal - suficientemente opaco para se poder projectar uma imagem, e suficientemente translúcido para se poder ver essa projecção do lado de trás. A moldura está encostada a quatro batentes de madeira, no interior da caixa, que afastam o ecrã cerca de 50 mm da chapa com os estenopos (linha amarela observável na imagem frontal da câmara).
Esta moldura abre-se e fecha-se com a ajuda de fita-cola. Deste modo pode substituir-se o papel vegetal por papel fotográfico para realizar fotografias, e uma vez que esta câmara não tem tampa, usa-se o pano preto para isolar o interior da luz, introduzindo-o completamente na abertura traseira da caixa.



Imagem estenopeica "Live View" obtida com o furo maior.


Imagem estenopeica "Live View" obtida com o furo mais pequeno.


Fotografia pinhole obtida com o furo maior.


Detalhe da imagem anterior.


Fotografia pinhole obtida com o furo mais pequeno.


Detalhe da imagem anterior.

imagens: Rui Cambraia