... muito cedo pela manhã, a caminho do trabalho...
Alagoa, câmara pinhole artesanal, 60'' de exposição.
A fotografia pinhole, pelas características técnicas e estéticas de que se reveste, não obedece a qualquer estilo ou modelo formal de imagem. A nitidez, que Cartier-Bresson caracterizou como um "gosto desmedido" que traduz a ideia limitada que algumas pessoas têm da técnica fotográfica (1), por exemplo, não constitui um imperativo na fotografia estenopeica. Pelo contrário, sendo as longas exposições um factor técnico incontornável, a nitidez é precisamente o aspecto que mais sofre com isso, ainda que tal dependa profundamente da maior ou menor optimização do estenopo (do furo) em relação à "distância focal".
Este é um dos aspectos em que a fotografia pinhole faz toda a diferença relativamente a outras técnicas fotográficas, tirando partido do movimento e das exposições longas para recriar uma percepção do espaço e do tempo absolutamente singulares - como aquela do primeiro impacto da rua, quando saímos de casa pela manhã num dia de sol...
(1) Henry Cartier-Bresson, O instante decisivo in O imaginário segundo a natureza, Ed. Gustavo Gili, Barcelona.
imagem: Rui Cambraia
Alagoa, câmara pinhole artesanal, 60'' de exposição.
A fotografia pinhole, pelas características técnicas e estéticas de que se reveste, não obedece a qualquer estilo ou modelo formal de imagem. A nitidez, que Cartier-Bresson caracterizou como um "gosto desmedido" que traduz a ideia limitada que algumas pessoas têm da técnica fotográfica (1), por exemplo, não constitui um imperativo na fotografia estenopeica. Pelo contrário, sendo as longas exposições um factor técnico incontornável, a nitidez é precisamente o aspecto que mais sofre com isso, ainda que tal dependa profundamente da maior ou menor optimização do estenopo (do furo) em relação à "distância focal".
Este é um dos aspectos em que a fotografia pinhole faz toda a diferença relativamente a outras técnicas fotográficas, tirando partido do movimento e das exposições longas para recriar uma percepção do espaço e do tempo absolutamente singulares - como aquela do primeiro impacto da rua, quando saímos de casa pela manhã num dia de sol...
(1) Henry Cartier-Bresson, O instante decisivo in O imaginário segundo a natureza, Ed. Gustavo Gili, Barcelona.
imagem: Rui Cambraia