4.11.08

Cidade sem carros

Uma cidade sem carros é uma visão extraordinária.
Os automóveis formam uma cortina, em parte estática e noutra parte em movimento, que nos impede de apreendermos a totalidade do espaço e dos volumes imóveis que nele se estruturam.
É uma revelação. Desvela-se uma certa harmonia, mesmo onde há desarmonia, porque se desvela um conjunto vivo de coisas que nasceram de outras coisas, um cenário habitado, ou desabitado, mas sempre uma paisagem...
Os automóveis são parasitas. Pólenes, fagulhas, sujidade ou poluição. Nunca geram harmonia excepto na cabeça de algumas pessoas.

Praça do Município, câmara pinhole artesanal, 60'' de exposição.

A fotografia pinhole tem uma particularidade: as coisas em movimento raramente ficam registadas na imagem - pessoas, automóveis. Se não fossem os carros estacionados, a fotografia pinhole conseguiria representar o espaço, a paisagem urbana, como se nada mais existisse no interior desse espaço ou dessa paisagem.
Na imagem acima não há carros na realidade (nem estacionados) porque, por ocasião de uma visita oficial a Portalegre, a polícia vedou este local ao trânsito. Uma oportunidade única para admirar a Praça do Município tal como seria no tempo das carroças, sem carroças...

imagem: Rui Cambraia