21.11.08

Pinhole vs. câmara analógica

Praça do Município, Portalegre


Nikon F, Tamron SP 17 mm, Rollei Retro 400.


Câmara pinhole artesanal.

A gama de objectivas SP da Tamron é de muito boa qualidade: esta 17 mm, em particular, sendo uma super grande-angular, tem correcção das linhas verticais e reduzido efeito de barril. Usada em câmaras de película não produz aberrações cromáticas e realiza imagens bastante nítidas.
A grande diferença entre as imagens realizadas com a Nikon F e com a câmara pinhole artesanal é na latitude de exposição e, consequentemente, na gama de tons cinzentos entre os pretos e os brancos, muito inferior na imagem estenopeica.

Detalhe do fotograma impresso em papel Ilford RC (original: 18 x 24 cm).

Detalhe do positivo digital da fotografia pinhole (original: 18 x 24 cm).

A nitidez - o recorte - é também inferior na fotografia pinhole, e mais seria se o furo não estivesse perfeitamente optimizado para a dimensão da caixa de madeira utilizada, mas isso não é um factor muito determinante para a apreciação global da imagem: tendo uma exposição calibrada para as luzes médias e baixas, é mais luminosa e aberta. O efeito de barril deve-se ao facto de que o papel estava curvado dentro da caixa.
Na verdade, se não fosse pelo efeito típico de forte vinhetagem (o escurecimento dos cantos da imagem) acreditamos que muitas pessoas pensariam estar perante uma fotografia realizada com uma objectiva de 20 mm, de média ou baixa gama a plena abertura do diafragma, e não perante uma imagem realizada com uma caixa de madeira onde a luz entrou por um furo feito numa chapa metálica...!
Mas atenção: não é uma finalidade da fotografia pinhole rivalizar com a fotografia tradicional e suas objectivas; o presente comparativo refere uma possibilidade entre muitas outras que a fotografia estenopeica nos oferece, mas nem sequer é das mais interessantes - vale o que vale, como curiosidade.

imagens: Rui Cambraia