22.4.11

Dia Mundial de Fotografia Pinhole

Dia 24 de Abril, domingo...!



No último domingo de Abril, celebra-se anualmente o dia mundial de fotografia "pinhole", um evento que reúne milhares de fotógrafos em todo o mundo, com uma exposição on-line com fotografias "pinhole" realizadas em vários países neste dia, suportada e promovida pelo WPPD.

É fácil e divertido, transformar uma câmara reflex tradicional de lentes intermutáveis, analógica ou digital, com controlo manual de exposição, numa câmara pinhole - sendo necessário uma lata de refrigerante ou cerveja, uma agulha, um pedaço de lixa fina, uma tesoura e gomas-colantes (Bostik ou UHU); e assim participar neste evento mundial, juntando-se à comunidade portuguesa na exposição on-line:
1- com uma tesoura, recorte o topo e o fundo da lata de refrigerante ou de cerveja, de forma a ficar com um cilindro e abra-o com um corte de alto a baixo, de forma a ficar com uma chapa plana de metal fino.
2- recorte um círculo de chapa com o diâmetro exterior da baioneta do corpo da sua câmara fotográfica.
3- com uma agulha fina, faça um furo no meio do círculo de chapa e com a lixa alise o furo de ambos os lados - limpar BEM a sujidade com um guardanapo de papel húmido.
4- retire a objectiva da câmara e com a goma-colante faça um cordão enrolado com os dedos, e coloque-o por cima da baioneta do corpo da câmara em círculo - faça alguma pressão sem deixar que a goma-colante transborde para o interior da baioneta.
5- coloque o círculo de chapa por cima do círculo de goma-colante com alguma pressão de forma a ficar fixo - a chapa com o furo substitui assim a objectiva.
6- coloque a câmara em modo "Manual".
- Câmaras analógicas: sugere-se a utilização de um rolo 400 ASA e exposições entre 1/8 de segundo e 4 segundos, dependendo da luminosidade existente. Pode variar ainda mais este leque de tempos de exposição. Com rolos menos sensíveis os tempos de exposição deverão aumental proporcionalmente.
- Câmaras digitais: ajuste a velocidade conforme os resultados que for visualizando no ecrã.

ATENÇÃO: O PinholeLab não assume qualquer responsabilidade por acidentes e avarias nas câmaras fotográficas decorrentes do procedimento acima explicitado. As gomas-colantes não deixam resíduos sobre a baioneta da objectiva, mas retirar a objectiva e o mau manuseamento destes materiais pode conduzir a acidentes ou danos nas câmaras fotográficas. A pessoa que tentar realizar este procedimento será o único responsável pelos seus actos.

Processo alternativo: Caso possua uma tampa original para o corpo da câmara, pode transformá-la numa tampa "pinhole" permanente que pode colocar em vez da objectiva sempre que pretender. O procedimento é semelhante e só que terá que fazer um orifício maior no plástico da tampa antes de colocar a chapa com o furo "pinhole". NÃO USAR UM FURO "PINHOLE" DIRECTAMENTE NO PLÁSTICO DA TAMPA. Mais informações:


Em caso de dúvidas e para mais apoio, contactar pelo e-mail: cambraia.rui@gmail.com