12.11.13

2º Atelier de Fotografia Pinhole em Serpa

O segundo atelier de Fotografia "Pinhole" voltou a superar as expectativas, tendo duplicado o número de inscrições inicialmente abertas, e onde foram obtidos excelentes resultados fotográficos, realizadas algumas experiências novas, adquirida uma boa autonomia com muita entre-ajuda dos participantes, mas, sobretudo, onde se imprimiu muita energia e entusiasmo...!
O PinholeLab agradece ao departamento cultural da Câmara Municipal de Serpa, e muito particularmente a toda a equipa da Biblioteca Abade Correia da Serra, a renovação do convite e o esforço levado a cabo para a realização desta actividade nos seus espaços polivalentes.

Tradicional fotografia de grupo, onde a postura não é a do sorriso "cheese", mas tentar fazer de estátua o melhor possível, para não ficar desfigurado devido à longa exposição (20 seg.). Os mais irrequietos notam-se logo...!

Uma das experiências do dia foi transformar um tubo de cartão em câmara fotografica. O tubo tinha 105 cm de comprimento e 8,5 cm de diâmetro.

Foi colocado um pequeno furo, o "pinhole" (ou estenopo, em português) num dos topos do tubo, para utilizar todo o comprimento do tubo como câmara, o equivalente a uma grande teleobjectiva.

Do lado oposto do tubo foi colocado outro estenopo, mas desta vez lateralmente, para tirar partido da distância mais curta do tubo (o seu diâmetro) e também para podermos fazer fotografias com o papel curvado dentro do tubo.

Foi colocada uma tampa amovível e estanque à luz no topo onde se colocavam os papeis fotográficos, quer para a distância maior, quer para a distância mais curta.

Primeira imagem com o estenopo de topo. A distância ao assunto rondava os 60 metros.
Tempo de exposição: 6 min e 10 seg.
Diâmetro do "pinhole": 1,34 mm
F stop: 750
Sensibilidade do papel fotográfico: 6 ASA
Cálculos realizados com a aplicação "Pinhole Camera Calculator" para sistema Android (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.pinhole&hl=pt_PT)

Segunda fotografia realizada com o estenopo de topo: os dados da imagem são os mesmo da anterior, excepto a distância ao assunto, cerca de 30 metros para o cesto de basquetebol e 15 metros para a vedação de arame.

Outra das experiências do dia foi a construção de uma câmara com «distância focal» variável (em pinhole como não há lentes não há focagem - e por isso também não há verdadeira distância focal).

No interior da câmara foram colocados suportes laterais para uma placa amovível, na qual se fixava o papel fotográfico. O plano do papel podia assim ser colocado a três distâncias diferentes do estenopo. Que diferença na imagem é que isso produz...?

Distância mais curta: tempo de exposição de 3 segundos...

Distância intermédia: tempo de exposição de 6 segundos...

Distância maior: tempo de exposição 10 segundos. Repararam que é como se a câmara tivesse um zoom...!!?
Parabéns Simão...!

Já no final do atelier tivemos a visita de três amigos, que muito curiosos acerca do que os outros meninos andavam a fazer a correr de um lado para o outro, não queriam acreditar que era possível fazer fotografias com caixas de sapatos...

... só a pontaria é que terá que ser mais afinada na próxima vez...!

Porque é que as caixas-câmara têm que ser pintadas de preto por dentro...?
Porque é que é preciso o Sol para fazer fotografias pinhole...?
Como é que é possível fazer fotografias com caixas de sapatos se não têm pilhas nem fios eléctricos...?
[Magia......!]
(Fotografia de Paula Estorninho)

No laboratório improvisado num espaço polivalente da Biblioteca Municipal de Serpa, instituição promotora do evento, com o material portátil do PinholeLab...!
(Fotografia de Paula Estorninho)

A câmara pinhole Live View continua a encantar...!
(Fotografia de Paula Estorninho)

Fotografias: Rui Cambraia, salvo indicação expressa nas imagens.