15.6.10

WPPD 2010 - um balanço



O Worldwide Pinhole Photography Day, completou 10 anos no passado mês de Abril.
Iniciado em 2001, a primeira exposição contou com a modesta participação de 291 pessoas, oriundas de "apenas" 24 países. Portugal marcou presença com 4 participantes.
Em 2009 foram já 70 os países representados, através da participação de 3203 pessoas, onde Portugal contou 51 entusiastas desta técnica fotográfica.
Este ano o WPPD manteve o número de países participantes e subiu ligeiramente a cota de fotógrafos para 3449. Portugal, no entanto, duplicou o número de participantes para, exactamente, 102 fotografias entradas na exposição mundial on-line.
Este incremento significativo de participantes de Portugal deve-se a múltiplas actividades formativas e expositivas que têm sido levadas a cabo regularmente em diversos pontos do país. Indicia um futuro interessante para a fotografia analógica (pensado sobretudo nas suas possibilidades "alternativas", como a fotografia instantânea e como a Lomografia) e para a fotografia pinhole em particular, nas suas vertentes pedagógica, artística e como recurso educativo em múltiplas áreas socialmente interventivas (animação, reinserção social, educação artística, etc...).