27.4.09

Worldwide Pinhole Photography Day - Lagos

O Dia Mundial de Fotografia Pinhole foi celebrado em Lagos, entre o Núcleo de Fotografia do Instituto Politécnico de Portalegre e a LAC (Laboratório de Actividades Criativas), com a realização de fotografias pinhole de grandes dimensões. Foi utilizada uma carrinha de caixa fechada como câmara pinhole móvel.



No Interior da carrinha foi efectuada uma abertura na carroçaria, e pelo exterior colocada uma chapa com um furo de 1,9mm (f/1237 para 2350 mm de distância focal).





No primeiro dia dedicado à fotografia constatou-se que a carroçaria da carrinha deixava entrar luz no interior, através das paredes duplas de acrílico com enchimento de poliuretano amarelo (visível na imagem). Esta luz velada era muito fraca, só detectável depois de vários minutos dentro do espaço completamente fechado, mas suficientemente intensa para queimar o papel fotográfico após as longas exposições fotográficas.
Foi necessário construir um forro de manga plástica preta no interior, para um isolamento efectivo da luz. As capacidades penetrantes da luz em diversos materiais, aparentemente opacos, é impressionante...!
Utilizaram-se tiras de 120x20cm para testes de tempos e verificação da qualidade dos suportes: papel ortocromático, positivo P&B Agfa, película ortocromática, negativo P&B Agfa e película ortocromática, positivo P&B, Kodak.



No segundo dia dedicado à fotografia, a carrinha foi colocada em diversos locais de Lagos: Fortaleza, Docapesca e Praia da Luz, a partir dos quais se realizaram três fotografias de grandes dimensões.




Praia da Luz, Lagos
Detalhe da imagem projectada no interior da carrinha

Fotografia digital


O processamento das imagens foi realizado num espaço da LAC, com a utilização de três banheiras com 20 litros de químicos cada uma, respectivamente: revelador, banho de paragem e fixador. Uma primeira lavagem foi feita numa caixa alta de plástico, e uma lavagem final no exterior, noutro recipiente.
A secagem foi efectuada ao ar, pendurando as imagens no interior do espaço central da LAC.


fotografia: Tiago Cutileiro






Docapesca, Lagos
Película negativo P&B, Kodak Duplicating Film
380x120cm, 30 minutos de exposição, f/1237
Positivo fotográfico e inversão digitais


Fortaleza, Lagos
Papel positivo P&B, Agfa Litex Paper

380x120cm, 30 minutos de exposição, f/1237
Inversão digital



Praia da Luz, Lagos
Papel positivo P&B, Agfa Litex Paper
380x120cm, 30 minutos de exposição, f/1237
Inversão digital


No final do dia, aproveitando os químicos de revelação nas banheiras e o espaço disponibilizado pela LAC, foi realizada uma sessão de fotografia pinhole com diversas câmaras de diferentes dimensões e materiais, com amigos e curiosos que quiseram participar no WPPD 2009.









As actividades do Dia Mundial de Fotografia Pinhole, realizadas em parceria entre o Núcleo de fotografia do Instituto Politécnico de Portalegre e a LAC, tiveram o apoio da loja de serviços e equipamentos fotográficos João Sousa Valles com materiais Rollei.

Para ver as imagens realizadas neste atelier, visite a página portuguesa do WPPD 2009.

imagens: Rui Cambraia (salvo se indicado o nome de outro autor)