18.10.08

Holga Pinhole 120


Holga Pinhole 120, com acessório para cabo
disparador e tripé de mesa ultra-leve em plástico.


Esta câmara não realiza imagens muito nítidas. Mas a nitidez não é uma virtude em fotografia pinhole. O diâmetro do estenopo não deve estar optimizado para a "distância focal" e talvez a Holga Pinhole sofra de astigmatismo ou aberração cromática severa (1). A questão é que isso não tem importância nenhuma...!
A ocular da câmara serve apenas de mira, enfim, para quem não quiser arriscar um enquadramento surpresa. Na realidade a imagem fotografada é muito mais abrangente (estilo grande angular) que aquela observada no "view finder".
Um primeiro plano bem próximo (e interessante) ou uma paisagem extraordinária (com luzes extraordinárias) são duas condições para se tirar prazer das imagens realizadas com esta câmara (embora este princípio se aplique a 75% das fotografias realizadas no mundo).


Magoito, Fujicolor Superia 100, 4 segundos.

A Holga Pinhole é uma câmara fantástica. Utilizando rolo 120, tem um acessório que permite realizar 12 imagens 6x6 ou 16 imagens 6x4. É ultra-leve, ergonómica, lindíssima e com ar de que vai autodestruir-se a qualquer momento... mas não, ela aguenta um bocadinho de tudo.
Desaconselha-se vivamente a utilização de rolos Fujicolor 160S porque ficam com uma dominante excessivamente azul, e em geral proporcionam imagens muito descoradas... embora, pensando bem, isso não seja assim tão mau...! Os Fujicolor Superia 100 realizam imagens mais agradáveis (menos frias).


Ponte Velha
, Fujicolor 160S, 14 segundos.

Os Portra 100 VC da Kodak têm uma imagem em tudo semelhante aos Superia: porque na fotografia pinhole há sempre frequências do espectro da luz mais privilegiadas que outras, estes rolos não conseguem apresentar o aspecto "vivid color" que os caracteriza normalmente.
Para quem pretende realizar imagens estenopeicas bem coloridas, a sugestão vai para a utilização de película de slides (E-6), como a Kodak Ektachrome 100G, revelada posteriormente em processamento para negativos-cor (C-41)... se encontrarem alguém que o faça!


Arraiolos, Kodak Portra VC 160, 6 segundos.


Arraiolos, Kodak Ektachrome 100 G, 4 segundos, proc. C-41.

A preto e branco a escolha dos rolos é livre, tudo funciona... e bem vistas as coisas, a cores também...! Em relação à utilização de slides revelados "como deve de ser" em processo E-6, por se tratar de uma coisa já tão complicada em Portugal, não nos pronunciamos... boa sorte!
A Holga Pinhole versão 120 e versão 135 (esta é ridícula, não queiram ver) pode ser comprada no website da Sociedade Lomográfica (Austria), sem problemas e ultra-rápidamente, ou em Lisboa e Porto, localmente nas Embaixadas Lomográficas, e aqui também... boa sorte!

(1) Em muitos artigos de divulgação, normalmente publicados por pessoas de ciências, o astigmatismo e a aberração cromática são referidos como "problemas" da fotografia Pinhole, e até o facto de os estenopos (os pinholes) deixarem entrar muito pouca de luz é referido, por vezes, como sendo um problema (e se não fosse assim nem existiria fotografia pinhole...!).
Gostaríamos que ficasse claro que estes factos da fotografia pinhole não constituem problemas: são características e qualidades da fotografia pinhole. A beleza e o carácter das imagens estenopeicas deve-se a essas particularidades.
Parafraseando a Sociedade Lomográfica diríamos: o futuro é astigmático e cromáticamente aberrante...!

imagens: Rui Cambraia