18.6.13

Atelier Pinhole em Serpa III

Algumas imagens:

A velha caixa de papa milupa, uma câmara pinhole Live-View, continua a criar magia.

Um excelente painel de participantes: um bom leque de idades, muita atenção e curiosidade, um verdadeiro luxo para qualquer formador.

Idem...

A grande produção de imagens testemunha, o dinamismo da actividade...!

Fotografias: cortesia da Biblioteca Municipal de Serpa

3.6.13

Atelier Pinhole em Serpa II

Fotografia: Rui Cambraia, Retrato de Grupo, 20 segundos de exposição.

Uma última informação técnica: em Fotografia Pinhole sobre papel fotográfico, nunca se consegue um tempo de exposição correcto simultaneamente para altas luzes e para baixas luzes (sombras) quando a luz é muito intensa - a capacidade que o suporte fotográfico tem  para reproduzir altas luzes e baixas luzes chama-se latitude de exposição, e no caso do papel a preto e branco é muito pequena. Nestas condições temos de optar por fazer o tempo de exposição para as altas ou para as baixas luzes. Por isso foi pedido ao grupo que se colocasse todo ao Sol ou todo à sombra, e isso acabou por ser a maior dificuldade da tarde...! Assim ficámos com uma imagem de grupo com uma exposição correcta para as altas luzes (as zonas mais iluminadas) e quem estava na sombra na sombra ficou mais escuro... (mas só na fotografia): do atelier todos saíram cheios de luz...!

2.6.13

Atelier Pinhole em Serpa

Fotografia de Sandra Lopes

A Biblioteca Municipal Abade Correia da Serra, em Serpa, promoveu no sábado, dia 1 de Junho, um atelier de Fotografia Pinhole organizado por Paula Estorninho e orientado por Rui Cambraia (PinholeLab).
Estiveram presentes 22 participantes, número bem acima das 10 inscrições abertas para a realização do evento. A parte da manhã foi preenchida com uma introdução ao tema da Fotografia Pinhole e com a construção de câmaras artesanais, a partir de caixas de sapatos e cartão canelado, latas diversas e caixas de rolos fotográficos. A parte da tarde foi dedicada à realização de fotografias (negativos a preto e branco) sobre papel RC.
O atelier decorreu com grande entusiasmo e com um intenso ritmo de trabalho. Apesar dos habituais problemas com algumas câmaras, todos os participantes conseguiram realizar diversas imagens com excelentes qualidades técnicas e estéticas. Apesar do elevado número de participantes, para um evento desta natureza, conseguiu-se uma cadência e uma dinâmica de trabalho muito positiva.
A produção deste atelier disponibilizou duas salas polivalentes, uma para a instalação do laboratório fotográfico e outra para os trabalhos manuais relativos à construção da câmara. A Biblioteca Municipal de Serpa tem promovido uma agenda regular de ateliers criativos e diversas actividades de carácter cultural e artístico.