29.3.10

Lagos através do buraco da agulha II



Inaugurou no passado dia 27 de Março a exposição "Lagos através do buraco da agulha", no Centro Cultural de Lagos (CCL), que estará patente até 22 de Maio de 2010.
Constituida por sete fotografias "pinhole"de grandes dimensões, três vitrinas com diversas câmaras "pinhole" e fotografias por elas realizadas - e ainda algumas chapas com estenopos utilizadas em anteriores produções do PinholeLab -, esta exposição inclui ainda uma câmara escura de grandes dimensões, instalada no espaço de exposição e orientada para o pátio interior do CCL, e que está equipada para funcionar também como laboratório fotográfico para a realização de experiências de fotografia "pinhole".
Esta exposição é o resultado de quatro anos de eventos realizados pelo PinholeLab, e tem a produção do CCL, com direcção artística de Xana.


Em primeiro plano, o negativo em película "Doca Pesca", instalado numa caixa de luz. Ao fundo em segundo plano "Praia da Luz", impressão em positivo directo, 2009.


"Fortaleza II", impressão sobre papel positivo directo, e "Praia da Luz", 2009.


Vista parcial da sala com "Infante" I e II, impressão em papel positivo directo, 2008.


Vista parcial da sala com as vitrinas de material "pinhole" diverso.

A mostra inclui ainda as imagens "Fortaleza I", impressões em multiplas folhas de papel Ilford Multigrade, negativo e positivo por contacto, de 2007.
Para mais informações sobre estas imagens de grandes dimensões consultar a página de actividades.

imagens: Rui Cambraia

24.3.10

Lagos através do buraco da agulha



Centro Cultural de Lagos
Fotografias "pinhole" de grandes dimensões.
Inaugura sábado dia 27 de Março, patente até 22 de Abril de 2010.

imagem: Arquivo PinholeLab

15.3.10

Diana F+ Pinhole & Back Instantâneo

A Diana F+ é uma câmara flexível, com elemento óptico e sistema "pinhole", controlo de foco e duas velocidades de exposição: "N" para 1/60 seg. e "B" (Bulb) para exposições longas com elemento óptico ou em modo "pinhole". Têm três diafragmas para condições de luminosidade diferentes e um estenopo ("pinhole").
O Back Instantâneo é alimentado a pilhas e funciona bem. A montagem é simples e têm um elemento óptico de correcção que deve instalar-se durante o processo de montagem. Contudo, para utilização em modo "pinhole" esse elemento óptico extra não deve ser instalado, caso contrário não se realizarão imagens verdadeiramente "pinhole" (fotografia sem lentes).

Teste de exposição
Diana F+, modo "pinhole" com Back Instantâneo.
Película Fujifilm Instax Mini (800 ASA).


12:00h - 4 seg. Exposição para baixas luzes.


12:00h - 1,5 seg. Exposição para médias/altas luzes.


Interiores: 12:45h - 12 seg. Exposição para médias luzes junto à janela.

Note-se a dominante azul, característica das imagens "pinhole" a cores, e especialmente com película instantânea.

imagens: Rui Cambraia